Monday, December 20, 2010

Por que eu gosto tanto do Natal

Eu nunca soube explicar bem por que o Natal é minha época favorita do ano. De algum modo, sempre me faltavam palavras para expressar meus sentimentos quanto a essa época, até que ontem eu fui a uma missa de natal e recebi um panfleto da igreja que, ao descrever o tema da missa, refletia muito bem o motivo pelo meu amor ao Natal. Quem me conhece bem sabe que eu não sou uma pessoa muito religiosa, mas ainda assim acredito em muitas coisas que o espiritismo me ensinou. E, para provar como certos sentimentos não se restringem a uma única crença, a missa que eu assisti na qual me deram o panfleto era de uma igreja presbiteriana.


Eis o que ele diz:


SONHOS DE NATAL

"'Sonhar é acordar-se por dentro', escreveu Mário Quintana no poema intitulado 'Os parceiros'. Sonhos de Natal são exatamente isso: um despertar interior, um iluminar-se de dentro para fora. Os Sonhos de Natal nos despertam para os nossos anseios mais profundos: comunhão com Deus e com o próximo. No Natal tomamos consciência de que os nossos sonhos de fraternidade e paz não morreram, apenas adormeceram em nossa alma esperando serem despertados pelas luzes natalinas.


Corremos o ano inteiro ignorando nosso mundo interior. Passamos o ano acreditando que somos um corpo que possui uma alma, quando deveríamos saber que somos uma alma que possui um corpo. Paulo dizia: 'Mesmo que o nosso corpo vá se gastando, o nosso espírito vai se renovando a cada dia' (2 Co 4.16.). Os Sonhos de Natal nos despertam para o cuidado que dedicamos à nossa alma, ao mundo interior invisível, mas nem por isso menos real. Um mundo que é real e eterno.

Somente os Sonhos de Natal podem nos retirar do delírio que toma conta de todos. Em nosso delírio acreditamos que o fato de não termos mais tempo para encontrar amigos e familiares é uma evidência de que estamos 'progredindo', afinal, pessoas importantes estão sempre ocupadas. Em nosso delírio acreditamos que estamos mais ricos porque compramos mais coisas. Em nosso delírio acreditamos que ficamos mais sábios porque contamos com mais informações. Em nosso delírio celebramos o direito ao egoísmo e à indiferença, afinal de contas, não é 'cada um por si e Deus por todos'?


Que Sonhos de Natal despertem em nossa alma e digam: pessoas importam mais que coisas;

Que Sonhos de Natal despertem em nossa alma e digam: grandes mudanças começam com pequenos gestos;

Que Sonhos de Natal despertem em nossa alma e digam: é verdade que o mundo tem sido assim, mas ele pode ser diferente e eu posso fazer a diferença.


Que as luzes de Natal, nesta noite, desçam sobre nós e despertem estes e outros sonhos que estejam adormecidos em nossa alma." Rev. Valdinei Aparecido Ferreira


Eu não sou uma pessoa muito religiosa, como eu disse. Passo, citando o trecho acima, o ano todo ignorando meu mundo interior. O Natal é a única época no ano na qual eu "desperto" e me dedico mais ao que realmente importa. Eu gostaria de ser capaz de enxergar, durante todo o ano, que o espírito importa mais do que o corpo, que pessoas importam mais do que coisas. Até que eu consiga, eu fico feliz em ser capaz abrir meus olhos pelo menos durante essa época do ano. E é por isso que eu gosto tanto do Natal.